3 de nov. de 2009

pelo olhar da libélula

 
Na Terra do Sol Nascente – nome que damos pro nosso país, né? –, a libélula traz o outono. Deixa tudo quanto é árvore com as folhas queimadas de vermelho e amarelo.” As palavras de batyan, que era como minha vó gostava de ser chamada, brotavam de maneira simples e, de tão natural, quase nem precisava que alguém as estivesse escutando. Às vezes eu ficava mesmo sem saber se falava comigo ou com ela própria.
     ― Era o koyo que chegava, uma época de cores fortes na natureza, né? – completava ela.
     Batyan adorava falar “né”. Em tudo que dizia dava um jeitinho de encaixar um “né?”. Muitas de suas falas vinham cheias de significados novos para o menino de então, até de algum desentendimento. Foi preciso um tempo razoável para dar a dimensão devida a seus repentes e à sua importância em minha vida.
     ― Um poeta japonês bem antigo escreveu: Montanhas ao longe / montanhas nos olhos / da libélula. Bonito, né? – perguntava ela, sem pretender resposta.
     Em meio às recordações a que se permitia verbalizar, não raro acabava um pouco triste, e a expressão dos seus olhinhos puxados por vezes ganhava um tom sombrio. Quem sabe por pura saudade daquelas florestas do Japão com suas árvores de colorido exuberante. E continuava, como que a pensar em voz alta:
     ― A gente é que nem as folhas do outono. Alcançamos a máxima beleza, daí vamos caducando, nos preparando pra secar e depois cair ao vento. O inverno chega pra todo mundo, né? O koyo não é só pras folhas do outono, mas pro outono de gente também, né? Só que, quando se vê isso pelos enormes olhos da libélula, as estações ganham todo um outro sentido...
     Minha batyan não teve uma vida curta, como a das libélulas. Permaneceu conosco muitos e muitos outonos, a ponto de, feito um bordo japonês bem carregado em sua folhagem, ir ficando encurvadinha, e ainda menor do que sempre fora. Porém, esse tempo todo parece não ter sido suficiente, pois até hoje ela faz uma falta danada.
     ― Outono é tempo de comer batata-doce assada em volta da fogueira. É tempo de céu limpo – mas também de tufão, né? Muito perigoso... Lá a gente diz assim: ‘O coração dos homens é céu de outono’. Por isso, né? Tá limpo, mas nele também pode a qualquer hora ventar forte...
     Pouco depois de uma dessas conversas tão soltas de batyan, ela se foi. Mas só muito mais tarde fui perceber que ela havia partido no inverno, final de novembro, época justamente em que todas as folhas das árvores caem. Não o inverno daqui, e sim o inverno da terra dela. Quando, por tudo que é lugar, o chão fica forrado das folhas em vermelho e amarelo do koyo de lá, lá do outro lado do mundo.
     E hoje, absorto ao lado de uma fogueira, penso se seriam as tonalidades dessas labaredas que me trouxeram de volta o esplendor das florestas da terra de batyan. Lembrando palavras suas, que ainda em mim ecoam, acho que o relógio interno dela, apesar dos muitos outonos de Brasil, permaneceu batendo no ritmo das estações da sua querida Hokkaido. Com a mesma leveza dos vôos das libélulas em suas inaugurações outonais, que ela tanto gostava de lembrar, né?
pro João Vitor

5 comentários:

  1. Lindo Texto!!!

    Obviamente as mudanças em nossas vidas são diárias, porém sempre tentamos enganar o tempo, que se mostra implacável na maioria das vezes. Nada melhor que aceitá-las e aproveitar a vida intensamente!!!

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. O texto se mostra tão bem elaborado que transpadece singelamente do autor, não só uma vontade de enganar o tempo, como a sí próprio. Tudo descrito em uma miscelânia de irônia e romantismo.
    Gostei muito!

    ResponderExcluir
  3. Bem bonito, "né"?

    Ouvi de um autor, desses famosos, que a ficção deve,entre tantas outras coisas, levar a lugares comuns nunca antes vistos. Assim, Praga de Kafka nunca será a verdadeira Praga de Kafka. Nem a Lisboa de Pessoa será a Lisboa de Pessoa... E, nesse rumo, seu texto se cria num oriente milenar mais oriental que o próprio oriente. Estamos lá, e não estamos...

    Bem legal!

    Alê.

    ResponderExcluir
  4. Possibilidade de se aproximar de todas as avós queridas que se possa existir,e de quanta sabedoria elas tem pra oferecer, muitas vezes não percebida aos nossos olhos enquanto mais jovens.

    Belíssimo texto!


    Liandra

    ResponderExcluir
  5. Zuleica Mesquita18/8/10 19:03

    Li o texto várias vezes.
    Quantos outonos e quantas avós imigrantes pensando na terra deixada para trás, na mocidade. Na velhice todos voltamos ao ponto de partida para encontrar a nós mesmos.

    ResponderExcluir

obrigado por suas gotas!